Onde conseguir eixos (ou barras lisas) sem gastar nada ajudando a reduzir a quantidade de lixo no planeta

Para quem quer montar uma Reprap ou uma pequena CNC é bom ir recolhendo impressoras e scanners descartados. É impressionante a quantidade de coisas que dá pra aproveitar! Causa uma certa confusão em casa e abala a harmonia do lar, mas se voce for rápido, consegue tirar o que interessa e quardar dentro de uma caixinha sem causa muito estresse. rs.

Impressora matricial

Quem vai ficar com as barras? Esse scanner tinha até um Nema17 com balancete para reduzir a trepidação do movimento. Tava lindo, novinho, pronto pra usar!

Dentre as coisas mais valiosas estão as barras lisas de 8mm, correias (GT2 e outras), rolamentos, conectores, fios e cabos, polias metálicas e de poliester, motores de passo, condensadores. Porém se voce tiver mais conhecimento de eletrônica (coisa que eu não tenho) da pra usar ainda mais coisas: transformadores, drivers (que é uma parte crítica para ligar os motores de passo) e mais coisas. Lembre-se, tenha sempre uma chave torx a mão.

Fiquei quase dois meses procurando com pouco sucesso. Pedi para a Nat e a minha irmã fazer campanha no facebook, falei com todo mundo do trabalho e família que eu recolheria mas só consegui duas impressoras e um fax, só que a barra de uma era de 12mm o que não deu pro meu projeto.

Um bom tempo depois de eu comprar as barras com o Rubens Aranda, no encontro do Guia CNC em Campinas, o Medino (que é o melhor anfitrião do mundo) presenteou-nos com uma caixa cheia de sucata de impressora, que o Jost e o André “Paz profunda” desmontaram em minutos! Lá tinham todas as guias do mundo! rs.

Sucata pra uns, material da boa para outros

Crianças empolgadas prontas para brincar com uma caixa gigante cheia de peças de impressora.

 

Anúncios

7 respostas em “Onde conseguir eixos (ou barras lisas) sem gastar nada ajudando a reduzir a quantidade de lixo no planeta

  1. Pingback: Fornecedor: barras lisas, ou guia linear | Projetos, construções e repraps

    • Olá, perdão por demorar a responder, vamos sim marcar. Estou tentando ver se consigo mais cariocas e fazer um por aqui também e chamar o pessoal de lá de SP, que acha ?
      Vou me organizando aqui …
      Ainda não consegui montar uma e não terei tempo este ano, mas vamos ver.
      Até a próxima.

      • Pois é o Wazen está um pouco desanimado, estou tentando reanimar o moço. Bom, tem um colega querendo alugar um carro que dê bastante gente e assim rachar uma viajem e pedágios, fica mais em conta, que acha ?

  2. manos, sou do rj e estou fissurado pra montar minha primeira reprap; tem alguém com quem a gente possa se reunir pra trocar informações? por favor, entrem em contato, que poderemos nos ajudar muito…

    • O melhor caminho é entrar no grupo de discussão reprapBr, lá trocamos informações, conhecimento, peças, dicas etc. Vez ou outra temos encontros e churrascos da turma também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s