Estrutura, extrusora e hotend

Fim de semana consegui dar uma boa adiantada na montagem. Aliás já temos um correspondente carioca para a “Masmorra” de SP: aqui se chama “A Varanda”. Sábado me reuni com o Roberto [RJ] Wazen na casa dele no Recreio, montamos a extrusora e testamos o bloco aquecido com o bico. No domingo entre um artigo e outro do mestrado eu terminei toda a estrutura mas não fixei tudo definitivamente porque meus rolamentos lineares (LM8UU) ainda não chegaram.

290mm cravados. As arruelas de pressão ficaram boas. No triangulo prendi elas ainda com o trava-roscas, mas não use se voce acha que vai desmontar, fica muito travado mesmo.

Para saber mais da montagem da estrutura veja aqui:
http://reprap.org/wiki/Prusa_Mendel_Assembly

Extrusora
Tive que pegar algumas peças do Roberto porque comprei as ferragens pensando na extrusora Wade´s. Essa extrusora do Muringa que é muito mais simples, o que é ótimo, mas requer os parafusos bem mais compridos e um pedaço de barra de 8mm que eu nao tinha.

Extrusora do Roberto (RJ) Wazen já montada. Aqui voce tem a lista de material e detalhes de como montar: "http://3dmachine.blogspot.com.br/2012/03/extrusor-reprap.html

Hot end ou bico aquecido
Depois montamos o bico aquecido para testar e o filamento saiu com 0,4mm medidos no micrômetro. Detalhe que a fonte do Roberto tinha 1A de corrente máxima, então não podemos testar no talo, ficou em 8V 1A mas chegou a 200ºC com a ajuda de um ferro de solda o que deu pra derreter o PLA numa boa.

Fonte, termometro e o bico

Esse aqui é o esquema que testamos na "Varanda". Colocamos o bico montado com bloco com o resistor 6-8 ligado na fonte de 1A (que bateu no limite com 8V). Rosqueamos o bico no bloco de PTFE (Não temos certeza se é esse o plástico) e medimos dentro e fora do bico com o termômetro/voltímetro.

No blog do Paulo Fernandes tem como fazer também
http://3dmachine.blogspot.com.br/2012/03/o-hotend-ao-meu-ver-e-uma-das-pecas.html

Dentro desse bloco vai o resistor que gera o calor, aquece o bico e o parafuso derrerendo o plástico. Desafio: Se esquentar sem controle derrete a impressora toda, se resfriar demais, demanda muito mais energia e não derrete bem comprometendo a velocidade e qualidade.

As minhas peças do bico, são essas:
http://www.a2aprinter.com/index.php?route=product/product&product_id=62
http://www.a2aprinter.com/index.php?route=product/product&product_id=63
http://www.a2aprinter.com/index.php?route=product/product&product_id=68
O acabamento é bem tosco, com rebarbas e os furos não são muito paralelos mas isso é “perfumaria”. Funcionam bem. Dá pra achar melhor aqui no Brasil e fazer em casa até melhor caso tenha as ferramentas, só que para mim não vale a pena. O Rubens Aranda ia fazer umas peças mas não sei em que pé está isso.

Micrometro do Wazen

Diametro do filamento: 0,4mm. Bom!

Teste de derretimento

PLA derretendo e base intacta, passou calor mas não chegou perto de derreter ou deformar. É bom trabalhar o dia todo e ver que a montagem funciona.


Montagem final na extrusora
Ainda estamos na dúvida de como montar o bico aquecido na extrusora, mas na medida do possível vou seguir o blog do grupo de estudos. O Roberto tem uns tarugos de plásticos diversos e usamos um que aguentou o tranco a 200ºC muito bem e daí pensamos em fazer tudo com ele. No entanto ainda temos que testar de maneira segura para a gente e para os equipamentos (o Roberto me achou doido e ficou com medo de eu explodir tudo). Infelizmente não sabemos o nome, se é PTFE ou outro. Fizemos uns testes derretendo eles com o bico da solda e este era bem mais resistente, só furou/derreteu com uns 400ºC.

Minha tendencia é usar madeira que é o material que tenho mais intimidade, mas acho também que posso fazer uma luva de madeira bem densa por fora e acima do PTFE usando para fixar e dar firmeza também. Pois a minha crença é: se isolarmos demais as laterais, o calor vai subir e passar para a extrusora derretendo tudo. Vamos ver…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s