Usando a Protoboard

A protoboard ou breadboard nem é tão necessária assim para montar a impressora, mas é bom te-la para testar alguns componentes e para montar seus protótipos antes de soldar tudo. Eu tenho umas aqui para usar com o Arduíno, mas sabe como é, cade o tempo de sentar, estudar e fazer? Peguei mais um comercial com o Denis no feriadão e o mestrado está comendo solto.

Imagem da protoboard

Uma protoboard

O funcionamento básico da placa é a seguinte: os furos do meio sao conectados entre si por colunas (a parte do meio separa tudo e não transita tensao entre um lado e outro – essa linha do meio corta), e os das pontas (que so tem duas fileiras) por linha. Os da ponta, voce usa para fornecer a corrente (+ ou -) para as fileiras que voce desejar. Os furos do meio, para espetar os componentes e fazer as ligações entre si da maneira que desejar, sempre lembrando que as colunas sao conectadas entre si.

Aqui é uma board montada, os resistores são para diminuir a tensão que vai para o led e para o chip, que em geral são de 5V enquanto a entrada é um pouco maior (9V a 12V). Peguei desse site aqui, que parece ser legal: http://artesanato.devolts.org/?page_id=93

Estou tentando marcar mais uma “Varanda” com o Wazen lá na casa dele no Recreio ou com o Maia que é engenheiro eletrônico para estudar e entender mais a eletrônica e avançar no projeto de RFID para jogos para cegos, mas enquanto isso, o Maia me mandou uns videos para estudar que vou compartilhar aqui:

Tutorial de Protoboard, regulador de tensão e ATMel

Parte 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s