Um motivo para ter vontade de imprimir 3D: Thingverse

Montar a impressora é legal. Alguns gostam mesmo é de fazer a engenhoca (né Wazen? Bora botar esta CNC para funcionar!) e depois já querem partir para outra coisa mais complexa. Bom, eu ainda estou pensando no que imprimir e já tenho a minha lista.

Para quem não conhece, o Thingiverse, é um site que é uma espécie de repositório de  objetos open source reproduzíveis. Voce pode baixar os arquivos CAD ou 3D, melhorar, modificar e… imprimir! Tem para todos os processos: reprap, laser CNC, router, resina.

Tem muita papagaiada, aliás, ainda não entendi porque o mestre Yoda ainda é o mais baixado quando tem tanta coisa útil para ser impressa… enfim. Logo abaixo tem uma lista de coisas em que eu fiquei de olho. Dêem uma olhada:
http://www.thingiverse.com/

Minitorno (Lathe) impresso na Reprap:

Minitorno do Thingiverse, esse requer alguns rolamentos e eixos lineares, que são molezinha de conseguir, qualquer impressora velha te dá isso. Consegui umas 20 barras num scanner esta semana. Link dos arquivos: http://www.thingiverse.com/thing:9242

Esse é mais simples!

Esse é mais simples ainda. Link para os arquivos: http://www.thingiverse.com/thing:1570

Centrífuga
Que tal imprimir uma centrífuga já aprovada nos EUA para mandar brasa nas suas amostras? Quanto é uma aqui no BR? Caro? Aqui voce pode comprar uma mini retífica, imprimir esta peça e pronto… com R$ 100,oo e alguns cuidados básicos de segurança voce tem uma ultracentrífuga.

Este modelo usa tubos Eppendorf de 1.5ml/2ml. A 3.000 RPM ela dá 400g de carga, a 10.000 RPM 4400g e a 30.000 RPM (alguns modelos de Dremell chegam a isso) ela vai a 50,000 vezes a força da gravidade o que a põe no território das ultracentrífugas.
Mais informações e documentação em: http://www.thingiverse.com/thing:1483

E aí, o que voces querem imprimir?

2 respostas em “Um motivo para ter vontade de imprimir 3D: Thingverse

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s