Endstops

A bola da vez e que estou tentando resolver hoje é a instalação final dos meus endstops. Ainda estou na dúvida sobre o posicionamento e depois de a impressora montada, fica mais dificil mudar de lugar. Ainda tem que o parafuso que prende ela é de 3mm e é bem chato pra enroscar, e sempre corto minha mão nas rebarbas do parafuso.

Arrumei uma latinha de cerveja (coisa fácil no Rio de Janeiro) e vou cortar as linguetas para acionar o endstop.

Deu um trabalhão para montar mas acho que não ficou bom pois o sensor ficou na parte de trás, sendo assim, aconselho a primeiro ver aonde vai ficar o endstop e depois montar ele virado para o lugar certo. Parece besteira mas só depois que faz se vê…

Para quem não sabe, os endstops servem para dizer a impressora que o movimento está no limite, assim quando acionado ela para. Caso contrário o motor continuaria trabalhando até quebrar ou derreter alguma coisa.

Os endstops podem ser mecânicos ou opticos. Há bastante divergência quanto ao melhor. O meu é optico mas hoje vejo que o mecânico aparentemente seria mais simples, ou seja, hoje eu usaria os mecânicos, seriam três peças feitas a mão a menos (linguetas) sendo que a do eixo Z ainda não sei como vou prender, talvez use cola (coisa que não gosto muito).

Referências:
http://reprap.org/wiki/Mechanical_Endstop
http://reprap.org/wiki/OptoEndstop_2.1
http://reprapbook.appspot.com/#d0e591

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s