Sistemas da Reprap

Durante a montagem aprendi uma coisa com o Roberto [RJ]: fazer e finalizar uma parte de cada vez. Então vou apresentar aqui como eu vejo as partes que funcionam independentes, isso pode variar de acordo com a opinião de cada um e apresentar muito mais opções.

1. Estrutura
É bom começar por ela, sem isso é dificil montar as outras coisas. A estrutura da Prusa consiste basicamente nas barras roscadas de 8mm presas umas as outras pelas peças plásticas de ABS ou PLA.

Peças plásticas

Peças plásticas

2. Movimentos
A Prusa tem movimentos em 3 eixos: X, Y e Z. São formado pelas barras lisas que são as guias lineares, buchas ou rolamentos lineares mais os motores, polias e correias. O célebro que comanda tudo isso é a eletrônica, mas antes de ligar é importante ter tudo paralelo e deslizando diretinho.

3.Extrusora

A extrusora é o conjunto que puxa o filamento e o empurra para dentro do hotend. É o item mais dificil de regular e manter, porque trabalha com muita pressão, desgaste do trator e calor recebido do hotend e além disso tem que ter precisão. Tem muitos modelos de estrusora, o meu se chama Greg´s Extruder, mas o Wade´s também é bem popular.

É formado pelo motor (tem que ser o mais forte), peças plásticas, rolamentos, as engrenagens de redução e o parafuso modificado servindo de trator. Antes de acoplar na impressora, é importante deixa-lo funcionando porque o acesso fica dificil depois de preso no carro do eixo Y.

4.Hotend
É o cabeçote da impressora 3D, as peças são metálicas pois as temperaturas ficam por horas na casa dos 230ºC. Depende do modelo mas consiste basicamente de um bloco de alumínio (ou cobre) onde fica alojado o resistor e o thermistor, o cabeçote com o furo de 0,5mm (ou mais fino) e o parafuso ou barra metalica onde o filamento é conduzido até o cabeçote.

5.Eletrônica
A Reprap original começou com um Arduino e até hoje ele é a base da maioria das eletrônicas, mas tem variações que não a usam, como as que usam placas de CNC.

É basicamente um chip de Arduino, ou o Arduino completo controlando vários motores de passo, mais o aquecimento da mesa e da extrusora. Eu uso a RAMPS 1.4. que é acoplada sobre um Arduino Mega 2560.

As mais comuns são a Gen7, Sanguilolou e RAMPS.

6.Firmware
A maioria das Repraps ficam ligadas ao PC via USB mas algumas funcionam independentes com um SD card. O software que fica gravado na eletrônica é chamado Firmware e os mais comuns são Repetier (o que eu estou usando no momento), Marlin e Sprinter. Nele temos que colocar os parametros da impressora no config e gravar no Arduino via o programa do Arduino mesmo.

7.Software
Também chamado de Host, é o programa que controla a impressora via o seu computador. O mais comum é o Pronterface mas eu uso o Repetier-Host que também é opensource. São necessários outros softwares para fatiar as peças 3D mas o Repetier já tem eles embutidos o que facilita muito o trabalho.

8.Software de fatiamento
Eu uso o Slicer que ja vem no Repetier. Este software pega um arquivo 3D no formato STL e traduz para um outro formato (gcode) que diz tudo o que a impressora vai fazer quando construir a peça: quais temperaturas, velocidade, tipo de preenchimento, quantidade dos perímetros, altura da camada entre outros. Então mesmo se voce imprimir a mesma peça mas quiser mudar a qualidade, tem que fatiar de novo e gerar um novo gcode.

8 respostas em “Sistemas da Reprap

  1. Pingback: Mais uma alternativa de eletrônica: RA 3D | Projetos, construções e repraps

    • Como é opensource, voce pode baixas o desenho da placa ou fazer o seu (veja a documentação em http://reprap.org/wiki/RAMPS_1.4) . Os componentes voce pode comprar separadamente ou em kit. Mas montar a reprap já é bastante trabalho, eu preferi gastar na eletronica já montada e testada e ter mais tempo para montar/calibrar a impressora.

  2. Cara…legal…mas agora o negócio e Impressoras Delta 3D, acho melhor e mais eficiente..felicitações.

    • Também acho mais a solução mais bonita e elegante, mas daí montar em casa com ferramentas simples e funcionar sem erros são outros 500.
      Quando montar mostre os resultados! Um amigo que é bastante competente e experiente desistiu pra montar uma Prusa i3. Boa sorte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s